sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Ames-BH Realiza seu 5º Congresso


Ocorreu no dia 1 de dezembro de 2012 o 5º congresso da AMES-BH, que comemorou os 10 anos de fundação e luta pelos direitos dos estudantes de Belo Horizonte e região metropolitana. Sediado no CEFET-MG, o encontro reuniu as principais lideranças do movimento estudantil de Belo Horizonte e região metropolitano, para debater os rumos da educação e a situação dos estudantes em um país onde a educação passa por situação de abandono. A pauta principal fez referencia a insuficiente assistência estudantil, o meio passe para todos os estudantes e o aumento das passagens.
                Estiveram presente na mesa de abertura Bia Martins, coordenadora geral da FENET- Federação Nacional dos Estudantes do Ensino Técnico, Rafael Araújo, vice-presidente da AERJ- Associação dos Estudantes do Rio de Janeiro, Fernando Alves membro do PCR, e a assessoria do Deputado Estadual Paulo Lamac. Após a abertura o plenário foi dividido em grupos de debate que discutiram os temas: Movimento Estudantil, Educação e Combate ao Machismo e a Homofobia. Dos grupos, foram tiradas as propostas especificas para a pauta de lutas da entidade nos próximos dois anos.
                No Período da tarde os grupos retornaram ao plenário onde foi realizado o painel “10 anos da AMES-BH/Meio passe para todos os estudantes” com a presença de Ana Gabriela e Guilherme Silva, ex-presidentes da entidade, Gladson Reis até então presidente e Chiquinho Maciel da Auditoria do Transporte Coletivo de BH.
                O congresso relembrou o histórico de lutas da AMES- BH ao longo de sua existência e sua principal bandeira: O Meio passe, saudando a conquista do benéfico para os estudantes em 2010, ressaltando a necessidade de fortalecer a luta, e vencer a burocracia imposta pela prefeitura de Belo Horizonte, que impede que todos tenham acesso ao direito conquistado e garantido por lei.
                Devemos intensificar as mobilizações para garantir o meio passe metropolitano e ainda barrar o aumento das passagens para R$ 2,80, que está previsto para ser efetivado no dia 29 de dezembro. Em seguido foi exibido o vídeo comemorativo de 10 anos da entidade, dando inicio a plenária final onde as propostas dos grupos e a nova diretoria da AMES-BH foram votadas e aprovadas. Gladson Reis despediu-se com emoção da entidade, repassando a presidência a Lincoln Emmanuel, estudante do Instituto de Educação de Minas Gerais.

André Leandro, Diretor de Comunicação.

0 comentários:

Postar um comentário